É recomendado a troca regular das tampas dos tanques de expansão, principalmente quando houver a troca do próprio tanque.
Uma tampa com válvula possui inúmeros componentes internos e alguns apresentam desgaste, tais como molas e vedações de borracha.
As molas têm a função de controlar a pressão e o vácuo do sistema de arrefecimento, dessa forma elas ficam em constante movimento dentro da tampa, e assim como molas da suspensão de um veículo elas possuem vida útil.
As vedações selam o sistema impedindo vazamentos, essas vedações possuem um controle rigoroso de dureza durante sua fabricação, e com o decorrer do tempo elas podem perder suas propriedades e podem ficar sem flexibilidade e ressecadas e com isso tendem a perdem sua função básica de vedação.
A sujeira contida em um sistema de arrefecimento que não teve uma boa manutenção, pode gerar o travamento das molas assim como acelerar a perda de propriedade das borrachas.
O custo da tampa é baixo comparado ao próprio tanque e irrisório quando comparado ao dano gerado ao motor do veículo por uma falha nesse componente tão importante do sistema.